terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Expresso 2013: dia 2



Acolhida
Após montarmos o equipamento, os alunos ouviram a música “O amanhã”, da União da Ilha. Destaquei a importância do exercício de ouvir. Conversamos sobre o tema da música. 
Atividade integradora
Fizemos a atividade de modificar o papel, que deveria ser entre a um colega. Verificamos que era mais fácil modificar o papel do que dividi-lo com alguém.

Problematização

Conversamos então sobre a relação entre música, atividade e a escola. Os alunos relacionaram escola ao futuro, e houve alguns destaques individuais: Edson disse que precisamos da escola para ser alguém na vida; Gabriel destacou o aumento do conhecimento; Taira falou em educação.

Atividades
1. Realizamos a atividade de síntese do dia anterior e da avaliação das etapas identificadas. Solicitei que copiassem no caderno o resumo do dia. Comentei que para o nosso aprendizado era necessário que exercitássemos a atenção, e para tanto já havíamos começado com o ouvir através da música. A atividade de síntese seria um exercício de memória e registro. A avaliação um exercício de reflexão. A próxima etapa seria um exercício de observação.
2. Seguindo o processo de apresentação e integração, alguns alunos apresentaram objetos com alguma relevância. Rafael e Élisson apresentaram objetos utilitários (celular e fichário); Vitória e Thaiza objetos ligados a memória (álbum e boneca) e Lucas Silva emocionou a todos com o crucifixo de sua mãe. Solicitei que os colegas escolhessem um objeto e reproduzissem em desenho e o descrevessem.
3. Após o intervalo reagrupamos as equipes para continuarmos a atividade de expectativas e partilhas, agora iniciando a montagem dos cartazes. Durante a atividade distribuí as responsabilidades de cada equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário