segunda-feira, 2 de abril de 2012

Desafio 2.2


Desafio 2.2

Vamos avançar! Depois de tantas mensagens em tão pouco tempo, já poderemos ter uma aula com o material apresentado. Dois pontos citados serão desdobrados, em três itens:

1) João e Amanda relacionaram a divindades gregas a imagem feminina apresentada na charge, o que faz algum sentido. Mas vamos comparar: 1.a) o que representa a imagem aí abaixo? 1.b) Tem alguma relação com a nossa charge? 1.c) Qual é a origem desse símbolo?



2) Gabriel e Ana apresentaram imagens relacionadas a Deodoro da Fonseca que permitiriam identificá-lo na charge, como vemos abaixo.


2.a) Que imagens são essas? 2.b) Quem são seus autores? 2.c) De que ano são? Uma outra imagem de Deodoro pode ser encontrada da Educopedia, com uma questão a ser respondida. Veja a imagem, o link e a pergunta:


http://www.educopedia.com.br/Cadastros/Atividade/Visualizar.aspx?pgn_id=47856&tipo=2&pgant=v
2.d) O que essas imagens possuem em comum? Você saberia dizer, que relações existem entre elas e a República brasileira?
Veja entre as aulas 8 e 10 para responder a pergunta. Dica do Pedro.

Continuando...

Olhando as figuras abaixo, ampliem a reflexão: 2.e) quem são os companheiros de Deodoro? 2.f) O que representam?

Boa sorte!

8 comentários:

  1. As duas Primeiras imagens (2) estão na pagina da apostila(pag. 11).

    Na 1ª o Deodoro está aclamando o povo(dando suas saudações como o novo republicano {Quem pintou esse quadro foi Henrique Bernadelli}[não consegui achar o ano]).


    Na 2ª é uma imagem onde o Marchal e sua comitiva proclama a republica(essa imagem foi pintada por Benedito Calixto{1893}).

    A 3ª é um monumento na Praça Marechal Deodoro da Fonseca(chama-se:Marechal) que fica na praça Paris,Glória. O Governo da União que mandou erguer no dia 15 de 1937 às 10:00 da manhã.

    Fontes: www.marcillo.com.br/englagpp
    historiaenatureza.blogspot.com.br
    rememorarte.blog.br/?p=3372


    Mas as palavras são minhas ok professor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A cédula de Deodoro é um cruzeiro do ano de 1961(significa 20 cruzeiros o que equivale 8,00 R$).

    ResponderExcluir
  4. Respondendo a primeira pergunta:

    A: A imagem quer representar nas cédulas de sua moeda o seu principal líder, de todos os tempos;

    B: A relação é clara, ela quer representar sua principal liderança, para que toda a população do reino saiba quem manda na área;

    C: A origem dessa imagem é da época do período da Proclamação da República, algo que pode até ter haver com a época em o REAL foi lançado no Brasil. Naquele ano de 1993, o REAL veio para acabar com a inflação e modificar o quadro atual da economia. Talvez para os políticos daquela época, assim como a Proclamação da República, essa modificação foi uma revolução.


    Lucas de Souza Pereira - Turma: 1.902

    ResponderExcluir
  5. 1a) Essa figura é uma nota de 100 R$. b) Tem haver com a Marianne. c)Esse simbolo foi criado pelos franceses como o primeiro principio da frase "Liberdade,Igualdade e Fraternidade". Sem a liberdade ninguém conseguiria alcançar o 2ª e o 3ª principio. Por isso os franceses inventaram a Marianne, que eles juntaram os nomes Maria e Anne dois nome comuns naquela época. Então se tornou o simbolo da revolução.

    ResponderExcluir
  6. 2e) 500- D. João VI 1000- Pedro Alvares Cabral 5000-Tiradentes 10000- Santos Drumond.

    f)São pessoas importantes na historia do Brasil. Fizeram uma grande mudança no Brasil. D. João trouxe sua família fugindo de Portugal e fazendo um grande império no Brasil. Pedro Alvares Cabral foi quem colonizou o Brasil. Tiradentes foi líder na conjuração mineira. Santos Drumond foi o grande criador do avião. Para finalizar Deodoro que proclamou a independência e quebrou o trono portugues.

    ResponderExcluir
  7. 1° Nota : D. JOÃO VI " criando inúmeras instituições e serviços que sedimentaram a autonomia nacional, sendo considerado por muitos pesquisadores o verdadeiro mentor do moderno Estado brasileiro. Apesar disso, é até hoje um dos personagens mais caricatos da história luso-brasileira, sendo acusado de indolência, falta de tino político e constante indecisão, sem falar em sua pessoa, retratada amiúde como grotesca, o que, segundo a historiografia mais recente, na maior parte dos casos é uma imagem injusta. "
    2° Nota : PEDRO ALVARES CABRAL " Cabral tornou-se o chefe militar da expedição, enquanto navegadores mais experientes foram destacados para a expedição para ajudá-lo em assuntos navais. Os mais importantes deles foram Bartolomeu Dias, Diogo Dias e Nicolau Coelho. Tais navegadores comandariam, junto com os outros capitães, 13 navios e 1500 homens. Desse contingente, 700 eram soldados, embora a maioria fosse composta por plebeus comuns que não tinham nenhum treinamento ou experiência em combate anterior. "
    3° Nota : TIRADENTES " Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão sudestino. Em 1780, alistou-se na tropa da Capitania de Minas Gerais; em 1781, foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", ferrovia que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto Rio de Janeiro. Foi a partir desse período que Tiradentes começou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, o que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos corruptos e a pobreza em que o povo permanecia. Insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, tendo alcançando apenas o posto de alferes, patente inicial do oficialato à época, e por ter perdido a função de marechal da patrulha do Caminho Novo, pediu licença da cavalaria em 1787."
    4° Nota : SANTOS-DUMONT "Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina."


    ALUNO : EMANUEL THIAGO T: 1903

    ResponderExcluir
  8. Tiradentes foi um grande homem na Inconfidência mineira, nasceu no Rio de Janeiro e era comerciante, vendedor, militar e muitas outra coisas.
    Sua fama mesmo foi na sua morte, tanto que em Abril tem o seu feriado dia 21.

    Gabriel C. e Fabricio F.

    ResponderExcluir