quarta-feira, 2 de maio de 2012

Facebook is on the table


Porque usar o Facebook em sala de aula:
a) os alunos já estão lá. A comunicação é instantânea;
b) fácil emprego de imagens e vídeos (saber o que fazer com eles é fundamental, para não se tornar uma atividade apenas acessória e decorativa);
c) possibilita apresentação de respostas rápidas (é preciso respeitar a velocidade da rede. Publicações muito antigas perdem-se na linha de tempo do mural);
d) possibilita a complementaridade de informações dos alunos (o que demanda muitas questões para pequenas quantidades de alunos por vez - senão, haverá repetição de respostas);
e) permite que o professor acesse com rapidez os links pesquisados pelos alunos - que podem ser consultados pelos outros - e comente (para isso, é necessário cobrar dos alunos as fontes de pesquisa e a leitura das mesmas para auxiliá-los nas dúvidas);
f) dá agilidade para a condução entre um trabalho e outro (o registro do nome do aluno chama atenção para onde o professor quer guiá-lo. Para isso, é necessário que as informações estejam claras, pois pode deixar informações truncadas para os outros leitores);
g) flexibiliza o horário de estudo (aluno adora fazer trabalho de madrugada, hora que está logado, e que pode virar um inferno para o professor);
h) dá visibilidade ao trabalho de todos, permitindo que outros professores e responsáveis vejam o que está sendo feito;
i) torna-se uma justificativa para o aluno dizer para o seu responsável que as infindáveis horas que passa no computador, e no Facebook, estão permitindo que ele faça trabalhos escolares maravilhosos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário