segunda-feira, 25 de junho de 2012

8o ano: Eu, Robô

Começamos a exibição do filme após trabalharmos Revolução Francesa e Revolução Industrial. A atividade tem por objetivo reforçar alguns conceitos iluministas, ressaltar as questões político-econômicas do modelo que se desenvolve após essas revoluções e apresentar a questão da escravidão sob a perspectiva de governos iluministas. Já na introdução do filme, peço que os alunos prestem atenção às relações de trabalho apresentadas e que questões filosóficas o personagem Sonny apresenta durante o filme. Já deixo como pista o que significaria o título Eu, Robô.
Concluído a exibição, relembrei que refletissem e, se possível, escrevessem sobre as questões acima. Solicitei, para iniciarmos um debate, que me trouxessem um desenho que representasse o desenho feito pelo Sonny no filme e um texto que explicasse o seu significado. Além disso, lancei o primeiro desafio baseado no filme:

Desafio 4.1
a) Qual é o significado do nome Sonny?
b) Spooner pode ser chamado de ciborgue. O que significa isso?
c) Qual é a fonte de inspiração para o filme Eu, Robô?
Respostas aqui nos comentários ou, preferencialmente, no grupo do Facebook Brigadeiros da Oitava Patente.

Um comentário:

  1. Sempre gostei da idéia de trabalhar com filmes temas pertinentes, eles são muitas vezes ricos.Muito legal, Marcelo !

    ResponderExcluir