A apresentação do filme foi dividida em duas partes. Foi feita uma introdução antes de apresentar o filme, com um breve comentário sobre onde acontece o filme e porque ainda pensar o nazismo é importante na Alemanha. Houve uma breve interrupção durante a 1a. parte, quando a professora Helena Ferreira fez comentários sobre as características fascistas apresentadas até então. Ao final da primeira parte, foi solicitado que os alunos refletissem a) sobre os objetivos do professor para desenvolver a atividade apresentada no filme e b) sobre o momento que a violência surge e de que forma. Ao final da apresentação da 2a. parte, formamos um círculo e dividimos o debate em três momentos.
1o. momento: discutimos as duas questões que foram solicitadas para serem refletidas. Conduzimos o debate analisando a estratégia do professor de valorizar o coletivo enquanto impunha um sistema hierárquico centralizado, ao mesmo tempo que, para reforçar a identidade do grupo, fez-se necessário espelhá-lo em um outro, o que gera os pontos de conflito.
2o. momento: revimos a primeira aula do professor, apresentando as primeiras características para o desenvolvimento de uma autocracia. Destacamos na conversa a ideologia, o nacionalismo e a insatisfação presente em uma crise política e econômica; a disciplina como oposição ao excesso de liberdade.
3o momento: comparamos as questões apresentadas pelo filme com a realidade vivida pelos alunos. Foi proposto que refletissem sobre o coletivo se responsabilizando pelo que é realizado na sala de aula, o que será desenvolvido em um próximo encontro.
1o desafio baseado no filme:
Desafio 6.1
A capa do filme não tem correspondência com qualquer cena apresentada no filme. Sobre isso, responda:
a) Quais são os erros?
b) Que interpretação podemos fazer dos elementos visuais alterados na capa? O que eles significam?
Respostas aqui nos comentários ou, preferencialmente, no grupo do Facebook Brigadeiros da Nona Patente.
1o desafio baseado no filme:
Desafio 6.1
A capa do filme não tem correspondência com qualquer cena apresentada no filme. Sobre isso, responda:
a) Quais são os erros?
b) Que interpretação podemos fazer dos elementos visuais alterados na capa? O que eles significam?
Respostas aqui nos comentários ou, preferencialmente, no grupo do Facebook Brigadeiros da Nona Patente.
Acho que no debate em sala podemos concluir que uma simples porém diferênciada semana de aula se tornou algo muito maior apesar da GRANDE maioria da turma concordar com esse novo jeito de agir e de se vestir podemos concluir que isso ficou fora do controle e que acabou provocando: brigas, morte, uso de drogas e bebidas alcólicas. Além disso acabou se tornando algo que eles aviam dito que nao seria possível acontecer novamente que é uma DITADURA. O fim do filme algumas pessoas não entenderammas pra mim significa: Ele está tendo uma reflexão de tudo o que ele fez e também dos atos de outras pessoas daquele determinado grupo. Quando ele olha pra frente ele está verdadeiramente encarando os fatos e assumindo a responssabilidade sobre todos os atos cometidos por eles e outros.
ResponderExcluirValeu, Dani, pelo comentário. Boa síntese e uma boa reflexão sobre o final.
ExcluirEu acho que o professor estava tentando fugir da teoria e resolveu demostrar na prática , certamente gostaria de saber como experimentar isso de uma forma que não aconteça o que aconteceu no filme .
ResponderExcluirPosso falar também do PODER o professor dava aos alunos ao levantavam para falar , a DISCIPLINA que os alunos adquiriram como o senhor falou na aula de hoje e a SUPERIORIDADE que o professor tinha sobre os alunos ,o modo de se vestir que foi alterado , símbolos foram criados junto com cumprimentos , isso se tornou um absurdo de forma que contaminou a escola toda bem como uma onda mesmo rs , Quando o casal de alunos se deu conta do que realmente estava acontecendo na escola , foram alertar o professor que Desfez essa história mas um aluno inconformado se matou !
A) a imagem da direita se observamos bem podemos ver que o excesso da multidão , a faixa que o professor está usando no braço como forma de Liderança (muita usada com jogadores ) e o seu gestual usado em discursos e ditaduras não estão presentes no filme ... estão sim de forma oculta e não aparente . O gesto do Professor dá um detalhe visual de liderança , de autocracia sobre os alunos . Mas se observamos novamente no cantinho esquerdo , tem uma jovem com expressão e gesto de inconformação do ato ou da Idéia do professor . ( isso ocorre co filme )
ResponderExcluira)Realmente concordo com a Raquel da garota mas do resto nao.
ResponderExcluirPorque isso tambem acontece no filme ( no final do filme como:-no jogo
-no auditorio)
b)Significa poder do professor sob todos.